terça-feira, 21 de outubro de 2014

#BienalDoLivro2014

Em agosto desse ano, rolou a 31° Bienal do Livro, no Anhembi,
e eu estive presente em três dias do evento: 25, 28 e 31.
Sim, estou um pouco atrasado no post a respeito desse evento,
o tempo passou muito rápido, mas antes tarde do que nunca :D

A Bienal desse ano, segundo o próprio site,
 recebeu cerca de 480 expositores e 720 mil pessoas.

Mesmo com um público menor
da edição anterior (750 mil pessoas),
MUITA GENTE passou pelos corredores e stands!
Isso pode ajudar a responder a pergunta que tanto ouvi:
- Porque foi tantos dias Na Bienal?

Não é falta do que fazer e nem ostentação, mas para
quem gosta muito de livros e quer poder ver tudo,
procurar boas ofertas e as novidades, um dia só
pode ser muito pouco, pelo fluxo de pessoas presentes
especialmente nos finais de semana.

Foram 3 dias muito felizes, apesar de não achar preços
tão bons, o que me fez cortar alguns livros desejados
na minha lista preparada previamente.

DIA 25

Primeiro dia na Bienal, em pleno domingo,
já era de se esperar muita gente presente,
e assim eu e a Babi, minha companheira nessa aventura,
embarcamos no happy day com os livros o/
Stand da Saraiva, até rolava entrar, mas transitar lá dentro:
IMPOSSÍVEL!
Filas para entrar nas stands, filas para pagar,
 batalhas para poder conferir livros e preços,
sem mesa disponível, o chão foi o palco
para um rápido lanche e descanso.
Mas foi um dia bem feliz, afinal poder
ver todos os seus livros preferidos juntinhos, é muito amor:



E pra fechar o dia com tudo,
reunimos toda a gentalha na Stand da Universo dos Livros,
para comemorar os 30 anos de Chaves no Brasil!
Além de toda aquela alegria de rever os amigos,
participar de concursos e tudo o mais,
pude conhecer a simpática Cecília Lemes,
dubladora da Chiquinha :D



E um fato muito engraçado ocorreu, por conta da foto abaixo:


Fiz uma publicação com ela em meu Facebook,
com a seguinte legenda:

"Ontem foi o lançamento do meu livro
na Bienal, no Anhembi!

#SQN rs

Quem sabe um dia"

Deixei bem claro, que logicamente não era nada disso.
Mas algumas pessoas realmente acreditaram que
eu escrevi e lancei um livro na Bienal,
pois recebi mensagens de parabéns,
povo querendo comprar o livro,
até parado na rua eu fui.
Tirei duas conclusões com essa experiência:

1 - Que as pessoas não sabem ler toda a postagem
2 - Que se eu escrever um livro, serei bem sucedido

E cá entre nós, ou eu seria um escritor de mão cheia,
ou muito rico para lançar na Bienal, com um espaço
considerável desse rs

Abaixo, foto da gentalha reunida:

Dia 28

Esse dia já estava nos meus planos em estar presente,
por ser o dia do cosplay na Bienal.
Dito e feito: Fim da tarde eu já estava percorrendo
novamente os corredores com minha câmera e
dando uma olhada nas promoções,
e o #MomentoFelicidadeDoDia foi quando achei um álbum
ilustrado do Chaves,e ai eu comprei, e guardei ancioso,
para chegar em casa e poder colar as figurinhas, e zas.

Na foto, Cosplay do Luigi o/




Dia 31

Último dia da Bienal, e logo cedo lá estava eu novamente
para aproveitar o último dia e
também curtir uma programação bem top.
Lembra aquela primeira foto que postei
com os meus livros preferidos lá em cima, do Vianco?
Pois eu estava a horas de estar mais uma vez
com ele pessoalmente, e poder pegar os autógrafos
dos livros que enchiam minha mochila.
Depois de um breve café e algumas compras,
corri para pegar a fila, que já estava com pelo menos
umas 30 pessoas.

E o mais legal da espera, são as conversas
e amizades que nascem desse momento,
afinal todos ali tem um gosto em comum,
e com pouco tempo de bate papo,
se descobre outros gostos iguais, e o tempo voa,
e logo chega minha vez :D



Passada minha principal missão do dia,
percorri outros lugares onde não tinha conseguido ir ainda,
e poder aumentar minha cota de livros para ler.
No primeiro dia, a Babi e eu achamos um livro
que nos chamou
muito a atenção, pelo título, contexto da história..
E a idade da autora:
Apenas 15 aninhos.
No último dia pude encontra-la na Bienal,
conversar um pouco, comprar o livro, e tirar uma foto!
Muito simpática e atenciosa.
Ainda não li o livro, por conta da extensa fila de espera,
mas aparenta ser muito bom o contexto.
Maiores detalhes assim que eu ler,
quem sabe um post a respeito não role por aqui..
O livro se chama “A Sombra de um Anjo”,
e sua autora: Ana Beatriz



Uma coisa que digo com toda a propriedade,
a ascensão da humanidade aos livros,
cresceu consideravelmente,
principalmente entre os jovens.
Uma matéria do G1, informou que no primeiro sábado do evento,
foi o dia que mais teve a presença do público jovem.
O fato da escritora internacional
Cassandra Clare (Instrumentos Mortais),
estar presente no evento para autógrafos e fotos, com certeza
foi a grande razão dessa meta.
Essa explosão literária é muito boa,
pois era normal rolar preconceito (hoje se chama bulliying)
com pessoas que sempre foram leitoras assíduas,
por serem definidas como pessoas inseguras,
tímidas, nerd, não descoladas, etc.
Pobre humanidade ingênua.
Leitores assíduos com certeza não são inseguros,
e são muito mais descolados do que aquele cara que
só sabe a rotina academia-faculdade-balada .

Maaaas nem tudo é perfeito.
É maravilhoso ver a juventude lendo pra caramba,
entrar em uma livraria e ver ela bem cheia,
em especial pela juventude,
mas uma coisa que me preocupa é a facilidade
de publicação de diversas histórias que não são boas,
e que cativam a juventude, e entram
numa denominação por mim nomeada de “Livros Modinhas”.
A Geração Crepúsculo está ai para ilustrar o que eu digo.
Quem me conhece sabe que detesto essa saga,
e tem muitos fãs, e uma loucura desenfreada
dessa molecada nova..
Então tudo que vira febre muito rápido, em especial
desse público, já classifico como “Livros Modinhas”.
Mas sempre tem exceções, a trilogia Jogos Vorazes é uma delas,
que a principio ganhou minha desconfiança,
mas depois vi que era bem bacana a história.
Por isso gosto de conhecer e definir minha opinião,
e não absorver e definir uma opinião pelo impacto no público,
mas quase sempre, esse boom juvenil leva seus respectivos livros
a essa classificação final, que ressaltando mais uma vez,
É UMA OPINIÃO MINHA.
Respeito quem gosta (apesar de ser um sacrifício),
e minha opinião não vai mudar,
então não enche o saco. HSUAHUSAHSA

















Bom amigos, essa foi a grande aventura de Agosto,
com certeza estar todos esses dias no meio desse Universo
foi simplesmente fantástico!

Confira os livros que vieram comigo pra casa:

- Gibi Disney BIG
- Mangás Blue Exorcist
- HQ The Walking Dead
- Entrevista Com O Vampiro – Anne Rice
- 72 Horas Para Morrer – Ricardo Ragazzo
- Bruxa, Um Feriado Assombroso Na Floresta – André Vianco
- Branca dos Mortos E Os Sete Zumbis e Outros Contos Macabros – Fábio Yabu
- Góticos e Góticos II – Melhoramentos
- O Mistério Iniciático Cristão – Presente da Editora
- Sombra De Um Anjo – Ana Beatriz Brandão
- Cemitério De Dragões – Raphael Draccon
- Mangás Turma da Mônica Jovem
- Mangás Chico Bento  Moço

















Confira todas as fotos que fiz nos 3 dias
na minha page Luke Photo, aproveita e dá um curtir :D

https://www.facebook.com/media/set/?set=a.359330354231750.1073741832.349787021852750&type=3

Obrigado pela companhia,
Até a próxima!


Nenhum comentário: