quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

O Teatro Mágico: 11 Anos Semeando Amor

Olá terráqueos!

Depois de uma pequena,
mas significativa interrupção, estou de volta.
Me refiro ao falecimento do incrível Bolanõs, pessoa
que sempre admirei e continuarei mais do que nunca admirando.
Sexta passada não tivemos
nosso clássico post da série #ViancoBooks,
por conta de uma homenagem que gravei.
Confira a versão reduzida dessa homenagem,
gravada no Memorial da América Latina, no dia 30/11,
junto com toda a gentalha:



Pois bem, voltamos agora com um post extra,
sobre essa incrível banda,
que está completando 11 anos de estrada e MUITAS histórias:
O Teatro Mágico!













Domingo (07) aconteceu um lindo show aqui em São Paulo,
no Espaço das Américas, para comemorar essa data.

Conhecendo a banda:

OTM foi criado em 2003, no Mundo Mágico de Os.....asco
(Oh lugar pra ter gente talentosa..),
e mescla música, circo, poesia, literatura, política,
trazendo em suas letras fortes e marcantes,
temas da sociedade, críticas a mídia manipuladora,
e claro: Muito Amor!
Se apresentam caracterizados de palhaços, e demais figurinos.
Idealizado e liderado por Fernando Anitelli,
a trupe defende a filosofia MPB - Música Para Baixar,
aonde disponibiliza todos os CDs gravados para download,
e os DVDs disponíveis na integra para assistir online!

Eu conheci o trabalho da trupe, na época do lançamento
do álbum "A Sociedade do Espetáculo", que traz muitos
ritmos, cores, lindas letras, e o começo de uma sofisticação
ainda não muito explorada nos álbuns anteriores a esse,
e que tal característica viria a crescer muito mais.
Isso não quer dizer que a banda não era boa!
Vamos ver isso mais pra frente..

Antes de conhecer realmente, já tinha escutado muito sobre,
mas não sabia definir o contexto,
não sabia nem que era uma banda,
com o contexto de turnê, gravações de CDs,
e toda essa rotina conhecida de bandas.
Com a proposta de inspiração na trupe, para uma apresentação
com minha banda, na Festa do Dia das Crianças,
fui buscar mais informações, e conhecer.
Não executamos nenhuma canção do OTM, pois além
de não ter existido tempo suficiente para aprende-las,
o público e a intenção do evento não eram o ideal.

Mas a partir desse contato, gostei da sonoridade,
e pouco tempo depois, assisti ao meu primeiro show
no Carioca Club!

Que show!
Um verdadeiro espetáculo, com muitas performances artísticas, boa música..
Coisa que até então nunca tinha assistido em um palco,
em um show de uma banda.

A partir desse novo momento,
fui buscando material antigo da banda,
através de seus CDs e DVDs, para poder conhecer.

São letras lindas e a musicalidade impecável,
porém não superaram a marca que
"A Sociedade do Espetáculo" causou-me.

Tinha mais gente no palco, tinha "mais bagunça",
tinha mais cores, tinha coisas mais simples.
Não que eu não goste, mas me agrada muito mais agora;

Volta naquela sofisticação que falei.
Com o passar do tempo, a trupe foi se reinventando
e amadurecendo, e aplicando mudanças.
Bem recebidas, mas também "mal recebidas" por uma parte
considerável dos fãs, principalmente no que diz
respeito aos mais antigos.

A maquiagem foi mudando, o figurino foi ficando
mais rebuscado, a sonoridade mais coesa.
E a essência sempre a mesma.

Eu comparo toda essa situação como a minha própria vida
e meu amadurecimento.

Como eu era quando mais novo?
O que eu usava? Como me comportava? Como me vestia?
Ainda uso, me comporto e me visto da mesma maneira?
Eu era de um jeito, hoje não sou mais, porém aqueles elementos
que eu usava, fazem parte do meu crescimento para eu ter
chegado aonde estou hoje.

Não olho com vergonha para como eu era,
e sim com orgulho, pois na época isso tinha sentido,
hoje não faz mais parte por eu ter evoluído,
mas ainda guardo isso de alguma forma,
porém de uma forma mais sofisticada.

Assim encaro essas mudanças que a trupe
sofreu, e vem sofrendo ao longo dos tempos,
porém aquela marca, aquele detalhe que nos identifica,
sempre vai estar lá.
Fernando não tem vergonha do formato que o projeto
era apresentado, pois isso foi ponte para chegar
aonde está hoje, ponte de aprendizado,
e o que vemos hoje é esse aprendizado
sendo colocado em prática, em forma de sofisticação!

Veja na prática essa sofisticação desses vídeos da mesma canção,
mas gravada em momentos diferentes,
 ambas as versões são lindas,
mas se percebe claramente que são diferentes.

Camarada D'água - DVD Entrada Para Raros


Camarada D'água - DVD #RecombinandoAtos



Hoje temos um show impecável ao nosso acesso,
com um público que interage imensamente com a trupe!
Chega a ser inacreditável absorver como real,
tudo o que acontece no palco.
É tudo de uma simetria perfeita,
um verdadeiro espetáculo.

As mensagens?
De não se acomodar,
lutar pelo que se acredita, respeito ao próximo..
Um show para todas as pessoas, de variadas crenças.
Com o respeito sendo aclamado acima de qualquer coisa,
independente do que eu acredite.

Não me identifico 100% com as convicções do Fernando,
por conta de minhas próprias convicções,
mas nem por isso
deixo de curtir seu trabalho e ir aos shows.
Simplesmente respeito sua opinião
e de todos que comungam da mesma,
e desejo que a minha seja respeitada.
Absorvo o que for útil, e o que discordo eu me mantenho neutro,
pois são as opiniões e convicções de quem está expondo.
O que posso fazer além de observar e respeitar?

Em uma participação no DVD da
Banda Católica Lírios do Vale, Fernando disse:
"Não precisa dizer que é música cristã.
O teu gesto diz isso, tua palavra diz isso.."

Confira como foi essa participação:



Sem rótulos!
Assim deve ser nossa essência,
nossa musicalidade, nossa filosofia da vida!

Eu acredito e defendo a família tradicional? Sim!
Eu acredito e defendo a causa de não abortar? Sim!

Mas que direito eu tenho de excluir alguém que pensa
e vive algo diferente do que eu creio?
Respeito não quer dizer concordar com o que a pessoa faz,
mas significa dar sentido ao famoso livre arbítrio.

Sem sombra de dúvidas, o MELHOR show da atualidade,
se referindo ao contexto de estrutura, musicalidade,
sincronismo, produção.. só indo para experimentar!

Não é somente um show, onde você escuta música,
encontra a galera e depois vai embora!
É uma filosofia de vida, uma verdadeira fonte
que emana amor e respeito.
Que faz a poesia prevalecer.
Que nos faz amanhecer e brilhar mais forte.

Que envolve todos ali em algo que é impossível
explicar com palavras, mas você vê em cada gesto,
em cada reação, em cada vivência,
todos sendo alimentados, e ao sair
ir impactar o mundo com essa filosofia!

Clipe "Amanhã..Será"


Clipe "Nosso Pequeno Castelo"




Quer conhecer mais?
Entre no site e faça o download das músicas,
e para uma experiência mais concreta,
vá a um show!

Tenho certeza que não irá se arrepender!

Confira algumas fotos:




































Obrigado por sua companhia até aqui,
sexta feira voltamos a nossa programação normal,
com a série #ViancoBooks!

Até lá :D

Nenhum comentário: