quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Livros Para Ler No Halloween

Olá terráqueos!

Depois de falar sobre indicações de filmes para o Halloween,
chegou a vez dos queridos e amados livros!
Aproveitando o gancho, ontem celebramos o Dia Nacional do Livro,
era para essa postagem ter ido ao ar ontem,
mas minha vida de trabalhador-tio-músico-fotógrafo
me deixou cansado, e até tentei.. mas depois de umas
cochiladas na frente do notebook, tomei uma sábia decisão:
Ir dormir :D

Na relação linda de hoje, teremos mesclado
produções estrangeiras e nacionais.
Existem excelentes autores dos dois lados da moeda,
devemos consumir tudo que é bom.
Desconheço se a Literatura Estrangeira faz mais sucesso
que a Nacional em nosso País, acredito que ambos
são bem consumidos pela população. Ou não.
Vamos desenvolver esse papo em outro dia!

Sem mais milongas, prepare e poltrona, pois vamos pegar
o primeiro avião com destino a felicidade :D


Bento - André Vianco


















Minha paixão por leitura começou cedo.
Quando pequeno devorava gibis da Turma da Mônica.
Não tenho mais tantos quanto eu tinha,
mas tenho alguns ainda.
Na época de escola, meu hobby preferido,
era ir na biblioteca, e vagar por seus corredores
e longas estantes, vendo os lindos livros que lá habitavam.
Cheguei até a ganhar um livro como melhor leitor do mês
#ZicaMesmo

Um belo dia, passando pelos títulos, avistei "Bento".
O título me chamou a atenção,
por gostar bastante da história e da vida de São Bento.
Ao pegar a capa, minha atenção foi redobrada,
pois vi que era algo de terror, e eu já alimentava esse gosto,
não intenso como hoje, mas era a ponta do iceberg.
Não conhecia e nunca tinha ouvido falar do autor.
Dando uma folheada no livro,
descobri que o personagem principal,
se chama Lucas, que acordou um belo dia
sem se lembrar das coisas, sem saber aonde estava
e o mundo tinha mudado radicalmente,
por conta de um mal que se instalou no Mundo,
batizado de "Noite Maldita".
Reza a lenda que Lucas é o cara que vai
salvar todo mundo desse mal que assola a humanidade.
Que mal é esse? Leia que você descobre :D
Só garanto que vale a pena!

O tal autor desconhecido,  André Vianco, é hoje
o autor que eu mais curto e acompanho,
tendo todos os livros que ele já lançou,
e estou sempre acompanhando as novidades
e eventos que ele participa.

A história não termina em Bento, o desenrolar
continua em outros 3 longos livros:

- Vampiro Rei 1
- Vampiro Rei 2
- As crônicas do fim do mundo - A Noite Maldita

Esse último, apesar de ser escrito
e lançado depois dos 3 primeiros,
conta como as coisas aconteceram quando o Mundo era como
conhecemos hoje, e como tudo se transformou no cenário que
encontramos na narrativa de Bento.

Muita água para rolar em todas essas páginas,
e muita, mas muita aventura e acontecimentos punks.
Vale muito a pena!


2 - Blue Exorcist











Blue Exorcist é um mangá escrito por Kazue Kato,
que conheci esse ano no evento Fest Comix, onde uma
amiga minha disse que era bom,
e dando uma rápida folheada,
levei dois exemplares para casa.
E realmente é bom!

O mangá retrata a história de Rin e Yukio Okumura,
dois irmãos órfãos, que vivem sob os cuidados do
Padre Shiro Fujimoto, em uma realidade onde os demônios
existem aos montes, e precisam ser exorcizados.

Um grande mistério envolve Rin, que quando descoberto por ele,
sua vida muda completamente, fazendo-o buscar a disciplina
e conhecimento para poder combater o mal que aflige o mundo.

Em apenas uma edição, muita coisa acontece,
a história é bem envolvente e movimentada.

Além da Mangá, também tem o desenho de Blue Exorcist,
que para quem utiliza o Netflix,
está disponível para assistir online.
Extremamente fiel aos mangás!

3 - Branca dos Mortos e os Sete Zumbis e Outros Contos Macabros - Fábio Yabu













Dificilmente comento e indico um livro que não li,
pois podemos nos decepcionar com a história, o enredo, etc.
Mesmo com uma linda capa, e o autor
já ter obras maravilhosas publicadas,
uma história pode não ser boa, e seria um tiro no escuro.

Mesmo assim, vou colocar a mão no fogo por esse.
Fábio Yabu, é um escritor da baixada santista,
que faz parte da minha vida, desde a minha infância.
Ele é o criador de um desenho digital, chamado Combo Rangers,
uma espécia de Power Rangers, estrelado por crianças,
que levam uma vida normal e são super heróis.
E eu era fascinado por esse desenho, acompanhava tudo
com a minha limitada internet discada.
Inclusive meu codinome Luke surgiu desse desenho,
e não de Star Wars como muitos pensam.
Luke era o Ranger branco da série, e eu curti e adotei esse
nome no Orkut, que se popularizou e me acompanha até hoje.

Agora nos deparamos com um outro tipo de criação
da mente de Yabu, que não é recomendado para crianças,
apesar de contar as clássicas histórias infantis,
mas com uma realidade e visão totalmente diferente,
onde o terror concatena todos esses enredos.

Como este livro está na espera para ser lido,
li algumas páginas para poder ver se valia a pena
incluir nessa relação. E vale muito a pena!

Encontrei uma narrativa fantástica, que me deixou
com vontade de dar uma pausa na leitura atual
e continuar a ler esse universo macabro que Fábio
criou com nossas clássicas histórias infantis.

As poucas páginas que eu li: Fantástico!
Espero não me decepcionar.

4 - Os Sete - André Vianco















Retornamos com Vianco, mestre do terror nacional,
diretamente do Mundo Mágico de Oz...asco!

Os Sete retrata a história de um caixão de prata
encontrado em uma caravela afundada,
que abriga sete corpos, que carregam consigo
um mal terrível.
Mesmo com as inscrições no caixão alertando o perigo,
ele é aberto, revelando assim sete corpos inanimados.

Por um acidente, um dos corpos volta a vida,
e ao longo da narrativa, todos são reanimados,
e um mal se instala a partir disso,
criando heróis para lutar com esse mal,
e mostrando que do lado negro pode nascer o bem.

Uma trama incrível.
Assim como Bento, essa história de estende
por mais longos e extensos livros:

- Sétimo
- O Turno da Noite vol. 1
- O Turno da Noite vol. 2
- O Turno da Noite vol. 3

Além desses 3, temos mais uma obra de Vianco,
"O Senhor da Chuva" que a história em si não tem
ligação nenhuma com a saga "Os Sete",
mas um dos personagens que nasceu desse livro
(O Senhor da Chuva), entra futuramente na trama
que estamos retratando nesse tópico.

Uma das características do Vianco que eu mais gosto,
é de incluir em seus livros cenários existentes
do Brasil, como: Nomes de ruas, estabelecimentos, etc.
Você pode por exemplo, encontrar uma batalha sangrenta
entre humanos e vampiros, descrita no vão livre da Masp,
ou no McDonald's da Barão de Itapetininga.
São só exemplos, não spoilers. :D

5 - The Walking Dead (HQs)

















Sou novato nesse universo dos Zumbis,
mas curto bastante e estou acompanhando.

Já li o primeiro livro (A Ascensão do Governador),
estou na segunda temporada da série,
e já li as quatro primeiras edições da versão em quadrinhos.

Apesar de bem curtinhas,
(Li 3 edições na lotação, antes do chegar no Metrô),
é muito bom, excelente eu diria.
Bem fiel a série, e distante dos livros,
pelo menos até agora.
Ainda estou me desbravando nesse Universo,
mas fica a dica :D

6 - Draconian

















Continuando na linha de Quadrinhos,
e voltando ao Universo dos Vampiros,
a sexta indicação é um compilado de histórias,
Chamado Draconian.

Conheci o projeto e seus idealizadores,
na edição desse ano da Fest Comix,
onde parei para pedir uma informação,
e fui apresentado ao trabalho,
que ao ser citado a palavra vampiro
me chamou totalmente a atenção.

Ao descobrir que retrata vampiros
de verdade, e não as fadas brilhantes,
ganhou minha simpatia.
Inclusive, essa referência que não
se trata de vampiros que brilham,
está no prefácio da obra.

Vampiros modernos,
que vivem entre os humanos,
frequentam bares, assistem filmes,
um grupo aparentemente normal aos olhos
dos humanos, mas que carregam em si
toda a essência clássica conhecida
das histórias de vampiros.

Super recomendo!

7 - Góticos // Góticos II






Mais uma vez estou fazendo uma aposta,
ao listar dois livros que ainda não li,
mas que já namorava a algum tempo,
e que após a Bienal do Livro,
passaram a integrar minha biblioteca particular.

De Machado de Assis a Bram Stoker,
esses dois livros compilam diversos
contos e poemas de terror, de variados autores.

O livro é impecável.
As capas são lindas,
as bordas são coloridas conforme a capa,
e a compilação soa ser excelente
para os apreciadores do gênero.

Esperando anciosamente
chegar a vez deles para devorar
tudo em poucos dias.

8 - Zumbi, O Terrível Ataque das Rãs do Nepal - André Vianco














Por fim, e retornando novamente ao Vianco,
apresento esse primeiro livro da Coleção
"Meus Queridos Monstrinhos",
publicado pela Rocco e voltado para o público infantil.

Retrata a história de Pedro,
que alimenta uma paixão secreta pela Bia.
Um belo dia na escola deles,
rola um ataque sinistro de Rãs do Nepal,
modificadas por experimentos científicos, que transformavam
todos os mordidos por elas em zumbis, inclusive Pedro e
sua paixão secreta Bia, que dentro dessa nova realidade,
a protege da caça dos humanos aos zumbis.

Apesar de todo esse cenário de horror,
a narrativa é leve e com pitadas de humor,
revelando a maestria de André Vianco ao
tecer suas histórias para outro tipo de público.
Com as ilustrações de Santtos, o livro é uma ótima
indicação para crianças!

No lançamento comprei um para mim,
e outro para meu sobrinho, que também se amarra
em leitura, e curtiu bastante a história.

É o André Vianco cativando nossos pequenos leitores.

Atualmente o segundo e terceiro livro
da Coleção já foram publicados.
Respectivamente se chamam
"Bruxa, Um Feriado Assombroso na Floresta"
e "Vampiro, Uma Tenebrosa Noite de Sustos, Doces e Travessuras."


Espero que tenham gostado das indicações,
comentem com suas opiniões e novos livros de sugestão.
Se fizerem a leitura de algum dos citados nessa relação,
me contem o que acharam e a experiência da viagem.

E fiquem ligados, pois amanhã terá um novo e último post
dessa Saga Halloween!

Obrigado pela companhia,
e até breve!

Nenhum comentário: